domingo, 22 de janeiro de 2012

Projeto Pessoal

A segunda atividade da Disciplina PPP1 (Pesquisa e Prática Pedagógica) foi um "Projeto Pessoal".
O formato de um Projeto de Trajetória Profissional, para mim, não era novidade, já que na empresa em que trabalho participei de um curso com esse objetivo. Lá foi abordada a questão do autoconhecimento, do perfil profissional, da empregabilidade e áreas da empresa que se enquadram às minhas características. Ao final, traçamos a um plano com metas a serem atingidas em 5 anos.
Para essa atividade, o mais difícil foi saber que para um pedagogo há inúmeros espaços para atuar além da escola: hospitais, sites, editoras, ONG's, empresas, entre outras. Fiquei cheia de dúvidas e questionamentos. Li vários textos sobre as atividades, o perfil de cada área, qual o caminho a ser traçado.

“A Pedagogia é mais ampla que a docência, educação abrange outras instâncias além da sala de aula, profissional da educação é uma expressão mais ampla que profissional da docência, sem pretender com isso diminuir a importância da docência” (PIMENTA, 2002, p. 30).

A princípio me apaixonei pela Pedagogia Social que trabalha com projetos de vida no sentido mais amplo. O educador deve ter uma práxis comprometida com a transformação social. Também pode trabalhar na gestão e planejamento de projetos sociais. Os ambientes de trabalho são instituições sociais e ONG's. Trata de cidadania.
Para a empresa em que trabalho, o mais interessante é a Pedagogia Empresarial. Nesse caso, também trabalhamos com projetos de vida, mas a amplitude menor. Por que ? Porque se trata de adequar o projeto de um funcionário aos objetivos da empresa. Não tem função de transformação social.
Resolvi, então, assumir a minha indecisão, mostrando as possíveis áreas de escolha.
Tracei meu Plano de Trajetória Profissional pensando nos 2 primeiros anos pesquisar, conversar com profissionais, conhecer e experenciar.
Após esse prazo, consolidar minha decisão e daí escolher a especialização.
Essa atividade exigiu muito de autoconhecimento, pesquisas e conversas interiores e solitárias.
Acredito que no decorrer do curso, o caminho vai ficando mais definido (pelo menos, é o que espero!).
Se quiserem dar uma espiada, fiquem à vontade!

2.2011












Nenhum comentário:

Postar um comentário