domingo, 8 de janeiro de 2012

Estamos prontos para conviver com a diferença?

Nos encontros de PPP1 (Pesquisa e Prática Pedagógica), aos sábados, sempre tem trabalhos em grupo. A minha equipe é composto por Lucy Meire, Meiry Nádia, Rosemery e Everaldo.
Somos pessoas que já tem alguma familiaridade com textos científicos e isso tem nos facilitado nas atividades em sala. Lemos e discutimos rapidamente, ficando com tempo disponível para conversar sobre amenidades.
Porém, temos observado uma postura estranha da turma referente ao meu grupo (De Olho no Foco).
Todas as vezes que se fez necessário entrar mais alguém na nossa equipe, ninguém se prontificou.
Isto aconteceu diversas vezes, cheguei a comentar com a tutora, que não teve uma explicação para tal fato.
Lucy Meire, em um dos sábados, sondou algumas colegas da turma e teve a resposta imediata: "são metidas".
Nós intimidamos as colegas, talvez por termos uma postura de "quem sabe tudo" (?), segundo elas. Fiquei horrorizada!
Nunca havia sido julgada dessa forma, já fui chamada de "fechada", "pouco sociável", "lerda", etc. Entrou mais um vocábulo para minha coleção.
Mas me questionei: por ter experiências e conhecimentos diferentes, devo ser isolada?  Não estamos em uma turma de futuros docentes? Não devemos privilegiar a troca, a interação com o diferente?
Vamos também adotar desde já uma postura reflexiva, questionar nossas práticas e posturas, procurar resolver conflitos através da observação e análise do dia-a-dia.
Segundo Contreras (1997), a prática dos professores deve ser analisada considerando que a sociedade é plural (diversidade) e desigual socialmente, economicamente, culturalmente e politicamente. Por essa razão, devemos ter essa capacidade de analisar o cotidiano sem julgá-lo, mas para encontrar soluções. Vamos praticar desde já.
Já estou começando a fazer minha parte: o que fez as colegas pensarem dessa forma em relação a nós? Que sinais transmitimos? O que faltou? E como dirimir esse abismo?
Esse é o caminho: o da reflexão.

2.2011

Fonte: 
SEIXAS, Maria Luiza Coutinho. Aula 05 – Docência e Cotidiano Escolar. In: UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS. Módulo da disciplina Temas Profissão e Formação Docente. Salvador:Unifacs EaD, 2011, p. 177 a 180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário