quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

II Seminário: a Licenciatura na UNIFACS


Participei do Seminário na UNIFACS em 13/10/2011.
Foi minha primeira experiência acadêmica no curso de Pedagogia.
A mesa-redonda foi sobre "Profissão e Formação Docente", em que participaram as professoras Tereza Cristina, Claudia Vaz e Sílvia Rita.
A profa. Tereza fez uma explanação sobre a "Constituição Histórica da Formação Docente".
A profa. Sílvia Rita falou sobre os tipos de formação, entre elas a política (saberes práticos x saberes teóricos / eu pessoal x eu profissional), a pedagógica (professor reflexivo) e a permanente (a continuada).
Já a profa. Claudia Vaz discorreu sobre os "Saberes Necessários à Profissão Docente". Foi muito interessante!
Ela apresentou o cenário atual, inclusive a desigualdade entre educação infantil, fundamental e ensino médio.
Falou sobre as funções da educação, como emancipar, construir conteúdos e superar dicotomias. Também defendeu a profissionalização do professor como forma de suplantar o conceito de altruísmo na docência.
Ainda indicou autores para nossa formação, entre eles (Selma Garrido) PIMENTA, (Philippe) PERRENOUD e ANASTASIOU.
Depois veio a palestra com a profa.Maria Paquelet sobre "O Cuidar e o Educar na Ação Docente".
De forma descontraída, nos apresentou o que é Cuidar (respeitar individualidades / ter atitude para colocar limites) e Educar (ajudar alguém a entender a vida, o mundo e as pessoas).
Ainda enfatizou que a ação docente requer  formação acadêmica, muito estudo, teorias pedagógicas, atenção, cuidado, afeto e disposição.
A profa. Paquelet ainda nos brindou com muitos exemplos de sua prática docente.
Participei também da oficina de leitura com a profa. Renata Carvalho.
E, finalmente, a palestra "Currículo na Educação Infantil" com a profa. Patrícia Paim.
Essa foi muito boa e esclarecedora inclusive para minha experiência como mãe.
A referida profa. apresentou o contexto da Educação Infantil:
-tradição assistencialista
-conteúdos obrigatórios
-comemorações de datas sem teor significativo
-senso comum com as crianças (qualquer um pode ser professor da educação infantil/ ter instinto materno)
-sem planejamento
E também apresentou o ideal:
-a indissociabilidade entre o cuidar e educar
-participação das famílias
-respeito aos princípios éticos (autonomia), políticos e estéticos.
O que mais me intrigou foi o fato do professor da educação infantil também ser visto como mediador de aprendizagem. Não é seu papel listar atividades e decidir tudo a priori, mas garantir a participação das crianças na escolha das atividades.
Além disso, não é um trabalho de improviso e, sim, que exige planejamento de horários, espaços, materiais e intenções.
Foi um dia longo e cansativo, entretanto, muito proveitoso e que me fez borbulhar de "inquietações e nenhuma certeza", conforme palavras da profa. Claudia Vaz.

2.2011

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