sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Por que Pedagogia?

Eu poderia dar mil motivos, mas vou citar apenas alguns.
O mais objetivo deles é a possibilidade de crescimento na empresa em que trabalho. O ramo de projetos sociais está expandindo, criando vagas para graduados em Pedagogia, Serviço Social, Psicologia e Ciências Sociais. Ainda há a possibilidade da Educação Corporativa.
Depois vem os motivos, talvez mais intrínsecos e genuínos, entre eles, a questão do "traço familiar". Meu pai foi um grande educador e tenho dois irmãos também nessa área, ou seja, sempre esteve presente no meu cotidiano, inclusive frequentando as aulas que meu pai ministrava. Hoje, sinto que sempre tive esse desejo.
Outra causa eu associo ao meu filho Felipe, 4 anos. Ao me tornar mãe, "ativou" os meus sentidos para as crianças. Sim, tal qual não foi minha surpresa quando iniciei o curso de Pedagogia - Unifacs, na Disciplina "Temas Selecionados de Educação", na aula "05 - Pedagogia - Escolha Marcada pelo Gênero", a Profa. Tereza Cristina Fagundes discorria sobre os motivos desse curso ser predominantemente feminino. Entre os pontos, estava a construção histórica e social que atrelava à Pedagogia a adequação das atividades femininas, como uma extensão de sua casa: mãe-mulher-esposa-professora, conciliação dos papéis femininos.
Fiquei tão triste por estar reforçando essa imagem de que a Pedagogia é feminina e "que tenho jeito para isso porque sei cuidar de crianças" ou "porque brincava de escolinha quando pequena".
Entre tantas razões para escolher essa área, a mais inovadora e que quebra esses paradigmas é a da Pedagogia Empresarial.
Essas referências teóricas me fizeram também 'abrir a cabeça' no sentido de encarar a Educação como algo profissional e não altruísta ou de apenas uso doméstico.
Fortaleceu a minha motivação de estudar e fazer do meu caminho/processo uma estrada bem trabalhada, com conteúdo e buscando valorizar essa área tão importante, mas tão desvalorizada. Parafraseando a profa. Fagundes, depende de nós mesmas ressignificarmos nosso curso.
2.2011

Fonte: 
FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira. Aula 05 – Pedagogia - Escolha Marcada pelo Gênero. In: UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS. Módulo da disciplina Temas Selecionados de Educação: curso de Pedagogia. Salvador:Unifacs EaD, 2011, p. 289 a 301.

Nenhum comentário:

Postar um comentário