sábado, 14 de dezembro de 2013

Cursos EAD

Depois que comecei a cursar Pedagogia na modalidade EAD, tenho buscado outras experiências a distância até para comparar.
Fiz alguns de extensão na FGV e achei o conteúdo muito extenso e pouca interatividade. Apesar de ser EAD, a metodologia é tradicional: puramente expositiva e com uma avaliação ao final. Não me estimulou a ler ou pesquisar, muito entediante.
Estou fazendo uma especialização EAD na UNOPAR. Tem fórum, conteúdos com vídeos e textos, pequenas avaliações e prazos a cumprir. Entretanto, ainda acho muito distante a interação com o tutor. Há pouca troca: postamos as opiniões nos fóruns, respondemos às atividades, porém não há um debate. Ainda falta caminhar.
Uma experiência que gostei bastante foi no site Coursera. O curso da Universidade de Edinburgh - E-learning e Digital Cultures. Fui surpreendida por uma estrutura muito interativa com muitos professores e alunos do mundo todo. Havia um planejamento para cada semana do curso, com vídeos, discussões no fórum, textos e referências. Amei a avaliação porque me pareceu muito interativa: tínhamos que apresentar um "artefato digital", porém eu avaliaria, no mínimo, 3 colegas e seria avaliada por mais três. Havia os pontos a serem observados e comentados. Achei interessante, pois não ficamos na posição só de ser avaliado, mas também de avaliar. Além disso, os professores realmente interagiam, comentavam, apresentavam vídeos.
Engraçado, eles, apesar de estarem na Inglaterra, pareceram estarem mais próximos de mim que os docentes da FGV, Unopar ou Unifacs.
Ainda temos muito a aprender sobre EAD. Muito além da teoria.
2.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário